A creatina é um dos suplementos mais utilizados devido ao seus benefícios, que já são bem estabelecidos pela ciência: desempenha um papel essencial na produção de energia rápida, principalmente durante atividades de alta intensidade, contribuindo para o desempenho esportivo.
Embora seja amplamente usada, é essencial entender a maneira mais eficaz de incorporar a suplementação de creatina na rotina.
A creatina é um composto natural encontrado principalmente nos músculos e cérebro. Ela pode ser obtida pela alimentação, como em carnes e peixes, além de ser produzida endogenamente pelo fígado, rins e pâncreas.
Como nosso corpo usa e elimina a creatina diariamente, já que todos os nossos processos vitais precisam de energia, a reposição diária se torna importante para sustentar seus benefícios. E em geral, a suplementação de creatina a curto prazo pode levar a um aumento de 10% a 40% dos estoques de creatina no músculo, o que contribui para melhora do desempenho físico (força e potência muscular), da função cognitiva e da recuperação muscular.