A sensação de fadiga muscular é um problema muito comum e recorrente entre atletas, principalmente entre aqueles que praticam exercícios de alta intensidade e longa duração como a corrida, o ciclismo e o triathlon.
O que é fadiga?
A fadiga muscular é a consequência direta da sobrecarga de um músculo, e acontece quando o esforço físico realizado é acima do normal para o corpo, lesionando as fibras musculares e causando dor, durante ou após o exercício. Nesse processo ocorre o declínio da força muscular, diminuição da velocidade de contração, aumento do tempo de relaxamento muscular e falha na sinalização motora para o sistema nervoso central.
Principais marcadores químicos
- Redução do ATP
- Redução do Cálcio
- Redução do Sódio
- Redução do Oxigênio
- Aumento do Lactato
- Aumento da Creatina Quinase
Causas de fadiga muscular
- Exercícios de alta intensidade
Embora possam ocorrer na prática de qualquer esporte, pessoas que praticam esportes de alta intensidade tem a tendência de sofrerem com a fadiga muscular. Isso ocorre devido ao tempo excessivo de duração e a natureza repetitiva dos movimentos.
- Desequilíbrio hidroeletrolítico e estado de hidratação
Como os eletrólitos são necessários para a função muscular adequada, incluindo contração e relaxamento, a depleção de eletrólitos (tanto no sangue quanto no músculo) pode resultar na contração muscular interrompida e descontrolada, ou seja, cãibras.
- Controle neuromuscular alterado
Ocorre devido a uma atividade anormal do nervo e aumento da ativação muscular, ao mesmo tempo que a inibição da ativação excessiva é reduzida. Isso leva à contração descontrolada, levando ao estado de fadiga muscular.
- Mal condicionamento
A falta de descanso entre uma sessão de exercício e outra, a privação de sono e a não adequação da alimentação são fatores que contribuem para o surgimento de fadiga muscular.