A Dobro é uma foodtech plant-based fundada em 2018, focada no movimento e no esporte, comprometida com o corpo e com o meio ambiente. Nosso propósito é transmitir positividade e incentivar as pessoas ao nosso redor, nos conectando cada vez mais com a natureza.
Visamos nutrir nossos relacionamentos com o mundo, transformando nossos hábitos em mais sustentáveis e acessíveis, através de produtos plant-based, nutritivos, gostosos e recorrentes em nossa rotina.
Pensando em tudo isso e olhando para o atual cenário, com uma produção anual de cerca de 11 milhões de toneladas, o Brasil é o 4° país do mundo que mais produz lixo de origem plástica, segundo dados do WWF. Deste total, menos de 2% é reciclado, indicando uma média muito inferior à média mundial, que é de 9%. Em frente a isso, priorizando a saúde do meio ambiente e visando diminuir o lixo gerado por plásticos na natureza, nos motivamos a desenvolver o primeiro scoop biodegradável do Brasil.
Buscando essa solução, foi criado, em parceria com a Zero Plastic, um scoop cujo principal componente é o PLA (biopolímero de ácido láctico), produzido a partir da cana-de-açúcar, garantindo assim uma baixa pegada de carbono aos produtos. Junto a isso, fibras naturais da casca de arroz e do bagaço de caju, chegando a um material bonito, sustentável e funcional.
No final de sua vida, os materiais produzidos com esses biocompostos são compostáveis. Isso significa que, em condições específicas, se decompõe em matéria orgânica em até 180 dias, auxiliando na redução dos aterros sanitários.
Mas o que são Bioplásticos?
De acordo com a European Bioplastics, um plástico é definido como bioplástico caso seja produzido a partir de fontes naturais (biobased), seja biodegradável ou apresente ambas as características. Entenda melhor o significado desses termos:
- Biobased: Produtos parcialmente ou totalmente oriundos de matérias-primas naturais, como plantas.
- Biodegradável: Característica atribuída a um material que pode ser convertido em alguma substância natural pela ação de um microorganismo.
Por isso, o scoop sustentável compostável da Dobro feito a partir de bioplástico, impacta positivamente na redução do volume de resíduos acumulados em aterros e depositados na natureza e na minimização da pegada de carbono, devido ao processo produtivo adotado e à devolução de boa parte do carbono à natureza sob a forma de CO2.
Sobre a Zero Plastic
A Zero Plastic é uma empresa, nascida em 2020, que veio para mudar o mercado de embalagens brasileiro. Trazendo de todo o mundo o que mais existe de tecnologia em materiais sustentáveis para embalagens e acessórios, ela traz inovação para a indústria alimentícia e para os empresários do Brasil.
Em conjunto, a Dobro e a Zero Plastic criaram o primeiro scoop biodegradável do Brasil que acompanhará inicialmente as embalagens de BT Nitrato, revolucionando o mercado.